CONFIRA AGORA 9 MÉTODOS DA PLÁSTICA PARA DEIXAR SEUS LÁBIOS AINDA MAIS BELOS!

Tempo de leitura: 12 minutos

            Já dizia um ditado muito antigo: “Quem tem boca vai à Roma!”. Tudo bem que o ditado se referia ao que sai de nossa boca. Mas… antes que algo seja dito, nossos lábios são vistos e nossa beleza é friamente analisada.

 

            A partir dos anos 2000, entrou em vigor a “Era dos Bocões”. Lábios universalmente conhecidos como os de Julia Roberts, Angelia Jolie e Anne Hathaway e, os nacionalmente conhecidos, como os de Karina Bacchi, Grazzi Massafera e Cleo Pires, tornaram-se os mais admirados e solicitados. Difícil pensar num atual padrão de beleza com lábios finos e pouco expressivos, não é mesmo?

            Por isso, ajudaremos você a analisar cada pedaço que compõe um lábio e como é possível deixá-lo ainda mais belo!

            E aí?     Vamos lá?

 

 

 

Primeiro, gostaria que você conhecesse um pouco mais da anatomia e nomes que compõem os lábios:

  • Arco do Cupido – Presente nos lábios superiores. É aquela forma de “M” com curvas bem delicadas e perfeitas.
  • Filtro labial – 2 linhas constituídas por pele que ligam as narinas aos lábios superiores e, mais especificamente, ao Arco do Cupido.
  • Cantos ou Ângulos labiais – porções mais laterais e que ligam os lábios superiores aos inferiores.

Agora, aqui vão as principais características que compões os lábios considerados belos:

 

  1. Os lábios inferiores são mais volumosos que os superiores, especialmente na porção central.
  2. Os lábios superiores são mais desenhados que os inferiores, especialmente no Arco do Cupido e Filtro Labial.
  3. Ao sorrir, as gengivas não devem ser vistas.
  4. Ao sorrir, os dentes inferiores não devem ser vistos.

 

 

Pronto! Agora sim vamos “falar a mesma língua” para abordar essas principais dicas labiais ou bucais..rss

 

 

 

  1. A ELEVAÇÃO DOS CANTOS LABIAIS DEIXA SEUS LÁBIOS MAIS BELOS

 

Com o passar dos anos… E não digo a partir dos 50 ou 60 não! Tudo começa a partir dos 30… (Cruel, não é? Mas é a mais pura verdade!).

Envelhecer é o mesmo que “murchar”, perder volume. E isso ocorre em todas as camadas de nossa face; envolve os ossos, músculos, tecido gorduroso e pele. A perda de volume faz perder também toda a sustentação de nossa face, o que a faz levantar verticalmente.

 

E sabem qual é o primeiro local da face que perde volume? É o MALAR, nossas “maçãs do rosto”. Não confundam com bochecha! Malar é o local onde passamos o blush.

 

A partir daí, outros sulcos, sombras e rugas começam a aparecer e as pessoas começam a nos estigmatizar em determinadas faixas etárias. Com a queda do malar, os cantos labiais também caem e podem até formar rugas. Essa queda faz com que os lábios adquiram uma característica de tristeza e cansaço.

Bastam apenas alguns pontos específicos de preenchimento, que pode ser realizado com ácido hialurônico ou lipoenxertia (gordura do próprio organismo) para devolver uma sustentação a esse local e elevação das laterais da boca.

 

 

 

 

  1. A DEFINIÇÃO DO ARCO DO CUPIDO DEIXA SEUS LÁBIOS MAIS BELOS

 

 

Bem, o Arco do Cupido, na minha opinião, é o desenho mais bonito dos lábios. Se pedirmos para qualquer pessoa desenhar uma boca, tenho certeza que em nenhum desenha faltará esse característico “M”.

 

Apesar de a ausência do Arco do Cupido também estar relacionada ao envelhecimento, ela também pode ser familiar, visualizada desde muito jovem.

 

 

Ela poderá ser corrigida ou aumentada de 2 formas:

 

  • Com preenchimentos: utilizados para “desenhar” o Arco do Cupido aumentando especificamente esse região com ácido hialurônico mais fluido.

 

  • Cirurgia: um pequeno procedimento pode ser realizado para levantar especificamente 2 pontos do lábio superior e “esculpir” esse “M”. Nessa região, a cicatriz resultante se torna praticamente imperceptível nas primeiras semanas.

 

 

Ambos os procedimentos podem ser realizados no consultório médico sob anestesia local e não será necessário afastamento das atividades físicas ou de trabalho.

 

 

 

  1. O AUMENTO DO VOLUME DOS LÁBIOS OS DEIXAM MAIS BELOS

 

Tenho certeza que esse é o mais conhecido de vocês. Mas, infelizmente, devido a alguns casos exagerados divulgados na mídia, ele é também o mais temido.

 

Quero que saibam que o ácido hialurônico é comercializado em seringas de 1ml. E 1ml é um volume pequeno, mas suficiente para a maioria dos lábios. Portanto, vocês poderão começar esse tratamento com apenas 1 seringa e aguardar o resultado final. Depois, se quiserem mais volume, uma nova seringa poderá ser aplicada.

 

Portanto, não será necessário começar o tratamento com grandes volumes e pacientes assustadas. Vocês mesmas poderão analisar o resultado e solicitar mais volume se a paciente e o cirurgião plástico ou dermatologista concordarem com tal.

 

A volumização dos lábios é indicada para aumentar a porção mucosa e deixa-lo mais “carnudo”. É indicada especificamente para deficiências de volume ou lábios invertidos (comum em pacientes de mais idade). O volume deve ser realizado na porção central dos lábios inferiores e centro-mediais dos superiores, sempre evitando os cantos labiais. Bocas consideradas belas tem mais volume nos lábios inferiores e, ao sorrir, esse volume inferior deve esconder os dentes de baixo.

 

O procedimento é realizado no consultório médico sem incômodos. Na maioria das vezes, apenas o anestésico tópico, realizado através da aplicação de cremes específicos, será necessário.

 

Assim que o procedimento terminar, o resultado será muito semelhante ao final, visualizado após 2 semanas. Algumas horas após, o inchaço começará e recomendamos aplicações de gelo nesse dia.

 

 

 

  1. A DEFINIÇÃO DOS CONTORNOS LABIAIS OS DEIXAM MAIS BELOS

 

 

Basicamente, o preenchimento dos lábios podem ser realizado das seguintes formas:

 

  • Aumento do Volume.
  • Melhora do desenho.
  • Ou ambos.

 

 

O desenho das lábios é considerado a transição entre a mucosa (porção mais rosada) e a pele. Essa transição é constituída por uma linha muito tênue que pode estar apagada ou reduzida em algumas pessoas.

 

Geralmente, quem possui deficiência de desenho, também possui de volume.

 

 

O desenho também poderá ser devolvido através de preenchedores, sendo o mais utilizado o ácido hialurônico. Ele é realizado nessa transição obedecendo as anatomias característica dos lábios, como o comprimento mais longo dos lábios superiores e o Arco do Cupido.

 

 

 

  1. RETIRADA DE FUSOS DE PELE E ELEVAÇÃO DOS CANTOS LABIAIS OS DEIXAM MAIS BELOS

 

            Como já dissemos, ENVELHECER = MURCHAR.

 

Isso ocorre em toda a face e, como nosso tema são os lábios, especificamente na boca. Com o tempo, perdemos massa óssea da mandíbula e maxila, ocorre atrofia muscular e o tecido gorduroso se escassa. Isso faz com que, relativamente, sobre mais pele. Por isso, os lábios superiores parecem mais enrugados e longos.

 

Como já dissemos, os cantos labiais podem “cair” e dar a impressão de tristeza e cansaço. Alguns casos são mais avançados e os pontos de sustentação com os preenchedores não serão suficientes.

 

Uma ótima alternativa é a resseção de pequenos fusos de pele dos cantos labiais superiores e elevação dos mesmos. Esse procedimento pode ser realizado concomitantemente a um Minilifting Facial ou isoladamente sob anestesia local no consultório médico.

As cicatrizes resultantes nesse local costumam ficar inaparentes logo nas primeiras semanas e o resultado é imediatamente visível.

 

 

 

  1. A DEFINIÇÃO DO FILTRO LABIAL DEIXA OS LÁBIOS MAIS BELOS

Já disse que os lábios superiores são mais desenhados que os inferiores, não é mesmo?rsss

 

E aí está mais uma prova do que eu disse, são os chamados Filtros Labiais. Tratam-se de delicadas elevações de pele que ligam os ápices do Arco do Cupido ás narinas.

 

Essas pequenas “ondas” de pele podem estar apagadas em muitas pessoas, especialmente as de mais de 50 anos.

 

Elas podem ser redefinidas ou aumentadas através dos preenchedores também, ajudando a encurtar os lábios superiores e devolver um ar de jovialidade.

 

 

  1. O ENCURTAMENTO DO LÁBIO SUPERIOR O DEIXA MAIS BELO

 

            ENVELHECER = MURCHAR! Não se esqueçam..rss

 

Vocês já perceberam que em idosos, os lábios superiores parecem muito longos e podem até estar enrugados? Na verdade, é a pele entre as narinas e os lábios que perdem o volume e se alongam, fazendo com que os lábios se invertam, fiquem localizados mais para dentro da boca e quase não apareçam.

 

Isso ocorre inicialmente por uma perda de massa óssea da maxila, que ocorre naturalmente com o passar dos anos. Além disso, a musculatura orbicular da boca (localizada ao redor de nossos lábios) também perde seu volume e, por fim, toda a gordura dessa pele também começa a desaparecer. O que sobra é uma pele relativamente em excesso e flácida, podendo até apresentar rugas.

 

Nesses casos, precisaríamos de uma quantidade grande de preenchedores para conseguirmos um resultado satisfatório do lábios pois, na verdade, o problema não é apenas falta de volume.

 

Para conseguirmos everter esses lábios superiores e deixa-los mais aparentes, até mesmo com sensação de volumização, uma boa opção é o encurtamento dos lábios superiores.

Trata-se de um procedimento de pequeno porte, realizado sob anestesia local no consultório médico. Através dele, uma pequena faixa de pele é retirada logo inferiormente às narinas. As cicatrizes resultantes ficam bem ocultas e normalmente ficam imperceptíveis logo nas primeiras semanas.

 

 

  1. A ELIMINAÇÃO DO “CÓDIGO DE BARRAS” DEIXA OS LÁBIOS MAIS BELOS

 

            ENVELHECER = MURCHAR! Eu já disse isso?rss

 

Quando todo o volume abaixo da pele dos lábios diminui, relativamente sobra mais pele. E essa pele, que já foi esticada anteriormente, torna-se flácida e com aspecto enrugado.

 

Chamamos “Código de Barras” finíssimas linhas que “irradiam” do lábio. São rugas verticais, chamas rugas perioreais,  que podem estar presentes tantos nos lábios superiores (mais comuns) quanto nos inferiores.

Para amenizá-las ou eliminá-las de vez, não bastam apenas os preenchimentos, será necessário também um estímulo ao colágeno da região.

 

Para isso, temos 2 ótimas opções de peelings que serão indicadas para casos específicos. Os peelings são queimaduras superficiais controladas que descamarão algumas camadas da pele e estimularão o organismo a produzir o colágeno. Essas opções são:

 

  • Peeling Químico: É realizado através da aplicação de ácidos específicos utilizados em consultório médico. Uma leve ardência poderá ser sentida nos primeiros 2-5 minutos da aplicação mas é aliviada com o resfriamento do local. As descamações superficiais da pele se iniciará após 36 a 48 horas e o resultado final será visualizado após 10-14 dias.

 

  • Peeling Físico: É realizada uma queimadura superficial da região através de dermoabrasivos. É um “lixamento” controlado realizado com aparelhos específicos ao redor dos lábios para estimular o colágeno da região. A pele ficará avermelhada e úmida durante os primeiros 5 dias após o procedimento e os resultados começarão a ser visíveis após 10-14 dias.

 

 

 

 

 

  1. A CORREÇÃO DO SORRISO GENGIVAL DEIXA OS LÁBIOS MAIS BELOS

 

 

O sorriso gengival é a exposição exagerada da gengiva ao sorrir. Ela promove uma desordem estética muito por alterar a relação entre os lábios, gengivas e dentes. É mais comum em mulheres e passa a incomodar quando 4mm de gengiva ou mais passam a ser visualizados durante o sorriso.

 

Há 2 basicamente 2 formas de tratarmos o sorriso gengival:

 

  • Toxina Botulínica: uma das causas do sorriso gengival é a hiperfunção do músculo levantador do lábio superior. Devido à sua hipertrofia, acaba levantando a mais o lábio e expondo a gengiva. Pequenos pontos de Toxina Botulínica podem ser aplicadas em locais específicos relaxando suavemente essa musculatura e devolvendo a harmonia ao sorriso.

 

  • Preenchimento: Um outro fator que pode causar o agravar o sorriso gengival é a falta de volume no lábio superior. É muito comum o tratamento desse incomodo com o Botox mas, antes de ele ser indicado, precisaremos analisar se a volumização labial está correta. Além de corrigir esse problema, ele ainda poderá deixar os lábios ainda mais belos!

 

Beijos a todas vocês!

 

2 Comentários


  1. Gostaria de saber quais médicos aqui em São Paulo-Sp.realiza o encurtamento da distância entre o nariz e o lábio superior com a técnica duble duck, onde não fica a cicatriz externa na base do nariz.Obrigada.


  2. Olá, Ghardenia. Nós realizamos esse procedimento. Você pode entrar em contato com nosso consultório pelo telefone (11)4115-8008. Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *