NÃO DEIXE DE CONHECER TUDO O QUE A TOXINA BOTULÍNICA PODERÁ PROPORCIONAR A VOCÊ

Tempo de leitura: 11 minutos

            A Toxina Botulínica, conhecida como Botox®,  é uma toxina extraída originalmente de uma bactéria, a Clostridium botulinum. Por seu efeito de enfraquecer e até paralisar a musculatura, ela foi muito difundida na medicina para tratamento de diversas patologias como: bruxismo, hipertonias musculares, enxaquecas, estrabismo, hipertonias de bexiga entre outros.

 

BOTOX

Mas ficou mesmo conhecida pelos seus efeitos estéticos, sendo o Botox® a marca pioneira e a mais conhecida.

 

Mas vocês sabe exatamente como ela funciona e é aplicada?

  1. Inicialmente, no consultório, uma pomada anestésica será aplicada em toda a face durante aproximadamente 30 minutos.
  2. Realizaremos fotos do “antes” com algumas expressões faciais específicas (sorriso, braveza, susto e repouso).
  3. Posteriormente, é realizada uma limpeza facial com produtos antissépticos.
  4. Pequenos volumes de solução de Toxina Botulínica serão injetados em pontos específicos e com mínimo desconforto. A duração das aplicações são de cerca de 5 minutos.
  5. Pronto! O procedimento já foi realizado. Mas, os resultados só irão começar a aparecer após 48 a 72 horas. O efeito pleno será alcançado após 15 dias (quando solicitamos retorno do paciente para realizar as fotos do “depois”, realizarmos comparações e definirmos, juntos, a necessidade ou não de pontos de complementação).
  6. Orientações após o procedimento:             * Não deitar ou dormir nas próximas 4 horas                                                                                                      * Não realizar atividades físicas nas próximas 6 horas
  1. A duração dos efeitos da Toxina Botulínica variam de 4 a 6 meses. Podem durar um pouco menos em homens e atletas.

 

            Agora, sabendo exatamente como esse procedimento é simples de ser realizado, bora lá para o nosso tema de hoje?

A TOXINA BOTULÍNICA AMENIZA AS RUGAS NA TESTA

A Dona Florinda, de nosso querido seriado Chaves, tinha pouco mais de 20 aninhos quando começou a gravar em seu papel. Como deveria interpretar uma senhora de aproximadamente 45 anos, viúva e sofrida, o que a equipe de maquiagem precisou fazer? Enchê-la de riscos escuros na testa, para simular rugas e conseguir a sensação de envelhecimento.

 

Mas não é isso o que queremos, não é? Na verdade, queremos exatamente o contrário. Não que conseguiremos nos congelarmos na aparência dos “20” eternamente, mas queremos sempre estar sempre bem e melhor do que o esperado para nossa faixa etária.

E as rugas na testa acabam com tudo!

 

Gostaria de aproveitar o assunto e explicar um pouquinho mais sobre as rugas. Elas podem ser divididas em:

 

  • Dinâmicas: são aquelas que aparecem somente quando realizamos alguma expressão. No caso das rugas na testa, elas aparecem ao levantarmos as sobrancelhas ou realizarmos a expressão de espanto; e desaparecem totalmente ao relaxar a face. Elas surgem precocemente, a partir dos 25… O problema é que, se essas expressões não forem impedidas, ao longo dos anos, elas começarão a “quebrar” e marcar a pele. É o mesmo que pegarmos uma folha de sulfite lisinha e fizermos uma dobra; ao esticarmos, ela poderá desaparecer. Agora, tente realizar diversas vezes essa dobra no mesmo local da folha; certamente, mesmo após esticá-la, o “vinco” formado permanecerá.
  • Estáticas: E esses “vincos” que aparecem na pele, mesmo quando estamos em repouso, são chamados rugas estáticas (rugas da Dona Florinda). Elas são mais profundas e mais difíceis de desaparecerem totalmente com o tratamento. Por isso, nosso principal objetivo é não deixarmos com que apareçam! Mas, se aparecerem, também será possível amenizá-las e trata-las também.

Um outro fator importantíssimo que preciso falar nessa parte de nosso post é sobre as sobrancelhas. Elas também poderão ser “remodeladas” com o tratamento da região frontal da face.

 

Uma queixa muito comum é sobre o peso das pálpebras superiores gerando um grau de cansaço e uma necessidade de fazer força com a testa para manter os olhos mais abertos. Muitos até chegam até mim querendo realizar a blefaroplastia (cirurgia plástica para remoção do excedente de pele das pálpebras superiores). Mas, antes de indicar essa cirurgia, procuro verificar a posição das sobrancelhas de cada um. Se o problema for a posição errada da sobrancelha, ela poderá ser corrigida com o Botox® ou através da cirurgia de Castañares, assunto para outro tema.

 

E qual é a posição correta das sobrancelhas:

  • Homens: As sobrancelhas são mais retilíneas e ficam na altura da borda superior da órbita.
  • Mulheres: Quando mais jovens, possuem a cauda da sobrancelha mais alta, chamada arqueada e confere ar de beleza e sensualidade. As sobrancelhas devem estar localizadas acima da borda superior da órbita.

 

Ao realizarmos o tratamento da região frontal, chamada “testa”, com a toxina botulínica, conseguiremos não só eliminar as rugas, como também corrigir a posição das sobrancelhas. Dessa forma, devolveremos uma sensação de descanso do olhar (por não precisar mais fazer tanta forma com a testa para abrir os olhos, juventude (dará a impressão de não sobrar mais tanta pele nas pálpebras superiores e beleza.

 

Ah, importante dizer! A face não necessariamente ficará “congelada” e o paciente sem expressões! A não ser que o próprio paciente solicite por isso. O objetivo aqui é fazer com que a pessoa realize todas as expressões possíveis: braveza, felicidade, sorriso, choro, espanto… porém, SEM RUGAS! É como se fizéssemos ele voltar uns 15 a 20 anos no tempo, época em que fazia tudo isso e nem sabia o que eram essas tais rugas.

 

 

 

A TOXINA BOTULÍNICA AMENIZA OS “PÉS DE GALINHA”

Eles também eram desenhados no personagem de Dona Florinda, rss.

 

São as principais queixas de quem começa a se incomodar com as rugas. Muitos pacientes chegam ao consultório pedindo apenas isso. E é possível corrigir apenas essa área sim; mas também analisarei todas as outras pois, muitas vezes, o paciente tem rugas até mais intensas em outras regiões e nem tinha percebido. Isso porque os “pés de galinha” são os mais conhecidos e temidos por todos.

 

Ao redor de nossos olhos, possuímos a musculatura orbicular dos olhos. Ela é constituída por fibras que fazer um contorno ao redor da órbita funcionando como um esfíncter e permitindo, em conjunto com outros músculos, a abertura e o fechamento das pálpebras. Mas também participam de nossa mímica facial, conjunto de músculos responsáveis pelas nossas expressões e demonstração de nossos sentimentos.

 

Geralmente, são rugas mais finas; mas se tornam mais grossas e fundas com o passar dos anos. São radiadas a partir dos olhos podendo ser mais horizontais ou verticais (dirigidas para baixo, mais comum em homens).

 

Ao tratarmos essa musculatura, além de eliminarmos essas ruguinhas tão incômodas, ainda conseguiremos uma leve melhora na abertura dos olhos. Isso proporciona uma sensação de alívio e face descansada. Também faz com que não “espremamos” tanto os olhos ao sorrirmos. Sabem aquele sorriso leve e lindo de nossas artistas favoritas? Então, são esses mesmos!

 

 

A TOXINA BOTULÍNICA AMENIZA AS RUGAS ABAIXO DOS OLHOS

Existe também uma parte da musculatura orbicular que fica bem na borda inferior de nossos olhos. Elas até podem ser confundidas com “bolsas de gordura” nas pálpebras inferiores.

 

Essa musculatura se abaula ao sorrirmos e podem agravar os “pés de galinha”.

 

Elas também poderão ser tratadas. Eu prefiro realizar o tratamento dessa parte da musculatura orbicular após 15 dias, no momento do retorno do paciente e avaliação conjunta da necessidade ou não de complementações. Caso essa musculatura persista fazendo “volume”, valerá muito a pena realizarmos o seu tratamento.

 

 

A TOXINA BOTULÍNICA AMENIZA AS RUGAS ENTRE AS SOBRANCELHAS

Cada paciente dá um nome para essas ruguinhas, mas a “11” é o que, para mim, mais as definem.

São causadas por músculos específicos posicionados nas porções mediais das sobrancelhas, conhecidos como Prócerus e Corrugadores. Eles tem a função de aproximar as sobrancelhas ao realizarmos a expressão de braveza. E, para quem precisa muito dessa expressão, já viu, né? Elas poderão ficar marcadas e fundas, mesmo no repouso.

Quem as tem, queixa-se de que muitas pessoas tem medo delas pois tem sempre a expressão pesada, brava e de poucos amigos. Mas, isso geralmente não é verdade e o Botox® poderá ajudar a “passar um ferro de passar roupas” por cima dessas rugas e desaparecê-las!

 

Na maioria dos casos, são 2 rugas verticais localizadas no intervalo entre as duas sobrancelhas. Mas elas podem ser únicas ou até triplas. Se forem muito profundas e não se resolverem totalmente com o relaxamento muscular proporcionado pela Toxina Botulínica, poderemos complementar o resultado com a aplicação superficial de Preenchedores de ácido hialurônico específicos para essa área.

 

CONFIRA AGORA AS 7 ÁREAS DE PREENCHEDORES QUE FAZEM MUITO SUCESSO!

 

A TOXINA BOTULÍNICA AMENIZA AS RUGAS DO QUEIXO

Nessa região, tenho certeza de que você não conhecia os benefícios que a Toxina Botulínica pode proporcionar.

Sabem aquelas pessoas que quando falam o sorriem “enrugam” muito a pele do queixo? São pouco percebidas, mas, num conjunto, podem dar a impressão de desconforto visual.

Essa região pode ser relaxada com apenas 2 pontinhos em pontos específicos do queixo. E sabem de uma outra vantagem? Podem promover um leve relaxamento da musculatura que “puxa” os cantos dos lábios para baixo e, dessa forma, elevar um pouco mais esses cantinhos da boca. Assim, uma sensação de “sorrisinho” e leveza à face poderá ser proporcionada.

 

 

 

 

A TOXINA BOTULÍNICA REJUVESNESCE

 

 

É como se retirássemos a maquiagem de riscos escuros no rosto da Dona Florinda, e ela voltasse a ter a sua aparência de jovem.

Gostaria que vocês se esquecessem desse pavor de ficar com a face “paralisada”, “congelada” ou sem expressão que muitos temem. E também tirasse da memória aquelas imagens de famosos e personalidades políticas (como uma mulher ex-presidente do Brasil) com as sobrancelhas extremamente arqueadas e “Maquiavélicas” dando um ar de temor e certa desconfiança.

Pois não é esse o objetivo da Toxina!

O que proporcionamos através dela é uma face mais leve, com todas as expressões, mas SEM RUGAS! E, ainda por cima, as prevenindo de aparecer.

Dessa forma, naturalmente, uma impressão de rejuvenescimento aparecerá.

Mas, ainda há um fator ainda mais importante. Durante o período de atuação do “Botox” que poderá variar de 4 a 6 meses, a musculatura se manterá em repouso e as rugas não aparecerão. Funciona como se você tivesse permanecido esse período “sem envelhecer”, no “formol”. Há estudos comprovando o visível rejuvenescimento e melhor envelhecimento em pacientes que realizam as aplicações dessa toxina 2 a 3 vezes ao ano.

 

A TOXINA BOTULINICA DESCANSA

 

O relaxamento da musculatura proporcionado pela Toxina Botulínica faz com que os olhos sejam abertos mais facilmente, sem grandes esforços, as sobrancelhas se elevem alguns milímetros e uma sensação de Lifting seja alcançada.

Não será incomum ouvirem “nossa, você retornou das férias?”, pois essa sensação de descanso não só será visível como também sentida pelo paciente.

E, devido a isso, também é comum a preocupação de alguns pacientes que perguntam “é verdade que o Botox® vicia?”. A resposta é não, nem o Botox® nem a Toxina Botulínica viciam. O que ocorre é que essa sensação de descanso e rejuvenescimento é verdadeira e bastante apreciada por quem as alcança. Dessa forma, após o período de atuação da Toxina, os próprios pacientes solicitam sua reaplicação para manutenção dessas sensações.

 

 

            Beijos e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *