POSSO ENGRAVIDAR APÓS A ABDOMINOPLASTIA?

Tempo de leitura: 11 minutos

 

       E que pergunta muito frequente, não é mesmo?

 

 

            Ouvimos muitos dizerem por aí que:

 

  • “É um risco para as mães terem filhos após a abdominoplastia”;

  • “Os bebês podem não crescer normalmente em barrigas que já fizeram abdominoplastia”;

  • “Quem já fez abdominoplastia nunca mais a poderá fazer novamente se precisar”;

                   E por aí vai….

 

 

            Falácias e mitos é o que mais temos por ai.
               Mas, a pergunta existe e realmente é muito frequente!
            “Posso engravidar após uma abdominoplastia?????”
                 E é ela que vamos responder!   Sigam-nos!

 

 

 

 

POSSO ENGRAVIDAR APÓS UMA ABDOMIN0PLASTIA?

 

 

E a resposta é SIM!!!

 

            Há 2 procedimentos básicos que são comuns em uma abdominoplastia:
  1. É retirado o excesso de pele e tecido adiposo em excesso localizado principalmente na região abdominal inferior. Assim, pele da região abdominal ficara esticadinha.

 

  1. É realizado uma aproximação das bordas musculares localizadas na região central do abdômen com fios cirúrgicos específicos. Essa distancia entre os músculos é chamada diástase reto muscular e é muito comum após gestações. A musculatura aberta da a impressão de que uma “barriguinha” continua existindo mesmo nas mais magrinhas e faz com que a cinturinha que existia antes desapareça. Por isso, é importante corrigí-la na abdominoplastia.

 

 

PRIMEIRO PONTO:

 

A pele que estava em excesso na região abdominal foi sim retirada. Mas isso não impedirá que essa pele possa se esticar novamente acomodando o crescimento de um novo bebê.
Nossa pele é fantástica e consegue sim se adequar a novos estiramentos. Principalmente quando esse aumento de tensão ocorre vagarosamente, como durante o crescimento de um bebe dentro do útero. O processo é lento e dura muitos meses.
A gravidez após a abdominoplastia não traz nenhum tipo de risco à mãe ou ao bebê. Isso graças à elasticidade natural da barriga.

 

 

 

SEGUNDO PONTO:

 

Assim como ocorre nas mulheres que nunca tiveram filhos e possuem a musculatura abdominal fechadinha, esses músculos se abrem para acomodar o crescimento do bebê.

Da mesma forma ocorre com as mulheres que já fizeram abdominoplastia e “costuraram” a musculatura. Esses pontos que foram dados irão ceder acomodando o crescimento do útero na gestação.
E, da mesma forma que aconteceu com a mulher que engravidou do primeiro filho, essa musculatura poderá não retornar ao normal apos o nascimento da criança dando origem à chamada diástase reto abdominal.

 

MAS, TANTO O MUSCULO QUANTO À PELE DA REGIAO ABDOMINAL PODERÃO SE ESTICAR NOVAMENTE

 

 

QUAIS CUIDADOS EU DEVO TOMAR SE ENGRAVIDAR APÓS A ABDOMINOPLASTIA?

 

            SIM! Irá requerer alguns cuidados a mais:

 

 

  • USE E ABUSE DE CREMES ANTI-ESTRIAS DURANTE A GRAVIDEZ

             A pele que antes era em excesso agora esta esticadinha, bem esticadinha. Portanto, como ainda haverá um grande estiramento do abdômen e, consequentemente da pele, as ESTRIAS poderão aparecer. A pele se esticará até chegar ao seu limite. Quando esse limite for ultrapassado, ela se ˜quebrará”, suas fibras irão romper formando o tecido cicatricial que conhecemos como estrias.
               Isso tudo é para garantir que a pele possa se esticar um pouquinho mais e proteger você e seu bebê. Então, bóra para aquela prateleira da farmácia repleta de ótimos cremes anti-estrias indicados para gestantes e use e abuse!

 

  • CONTROLE SEU PESO

Atualmente, consideramos um peso saudável para uma gestante que ela aumente de 9 a 13kg durante toda a gravidez.
Tudo estará mais apertadinho sim.
E, imagine se além do bebê, da placenta e do liquido amniótico ainda houver um aumento de gordura intra-abdominal!
Portanto, alimentação saudável, prática de exercícios físicos e olho constante e diário na balança são ótimas recomendações para qualquer gestante, especialmente aquelas que já realizaram abdominoplastia.
 

 

 

 

 

O QUE EU PODEREI SENTIR A MAIS SE EU ENGRAVIDAR APÓS UMA ABDOMINOPLASTIA?

 

            SIM, o espaço total abdominal estará menor, tudo mais apertadinho, mas isso não irá interferir numa gravidez saudável. Já que nosso corpo é incrível e se adapta perfeitamente bem. O que poderá ocorrer é o mesmo que ocorre e mulheres bem magrinhas e de pequeno porte físico quando passam por uma gestação:

 

  • O abdômen poderá crescer menos, mas isso não ira interferir no crescimento saudável de seu bebê. Como tudo esta no seu lugar, musculo e pele, eles consequentemente se manterão mais no seu lugar durante todos os meses de gestação. Assim, é comum que pareça que a “barriga cresceu mais para os lados que para frente” ou que “nem pareça tanto uma gestação, mas sim um aumento de peso”. Principalmente nos primeiros meses.

 

  • Mais sintomas do crescimento do bebê poderão ser sentidos. Isso também tem a ver com o espaço reduzido e menor quantidade de gordura na região abdominal. O bebê poderá ser sentido mais precocemente e com mais intensidade, o que é uma parte muito boa. A parte ruim é que sensações de aperto ou necessidade de urinar mais vezes também poderão aparecer.

  • Algumas dores musculares poderão incomodar nos primeiros meses. O musculo está mais apertadinho e vai se abrindo aos poucos com o avançar da gestação. Isso poderá resultar em alguns incômodos na região abdominal, como quando sentimos após realizar muito esforço dessa região na academia. Mas, esse incômodo logo passará.

 

 

 

COMO DEVERÁ SER O PARTO SE EU ENGRAVIDAR APÓS UMA ABDOMINOPLASTIA?

 

 

            A abdominoplastia é uma cirurgia que aborda a região mais superficial do abdômen, envolvendo a pele, gordura e o fechamento da musculatura.
            Ela não interfere na função de nenhuma parte muscular.
            Portanto, o parto poderá ser normal ou cesariana sem nenhuma restrição quanto ao fato de já ter realizado uma cirurgia estética nessa área anteriormente.
            O médico obstetra até poderá “aproveitar” a cicatriz da abdominoplastia para a cesariana, sem acarretar cicatrizes a mais para a futura mamãe.

 

 

 

 

 

COMO FICARÁ MEU ABDÔMEN SE EU ENGRAVIDAR APÓS UMA ABDOMINOPLASTIA?

 

 Esse sim é um ponto importante para nossa discussão.

 

            A desvantagem para as mães que engravidam após uma abdominoplastia é puramente estética.

            Parte do resultado que foi obtido poderá se perder.

            Mas isso não é regra e depende basicamente desses fatores:

I – Aumento excessivo de peso durante a gestação. As alterações corporais poderão ser as mesmas de uma mulher que nunca realizou a cirurgia engravidar e aumentar mais de 15 a 20kg durante a gestação. A desvantagem para quem já tem a abdominoplastia é a maior chance do aparecimento de estrias e do alargamento da cicatriz da abdominoplastia, devido ao excessivo estiramento de pele.
II – Depende também do tamanho desse bebê. Crianças que chegaram aos 4kg intra-utero fizeram com que toda a estrutura abdominal materna se alterasse para acomodar esse bebê. Principalmente a musculatura. Provavelmente, ela precisou se abrir demais e não conseguirá retornar ao seu aspecto anterior naturalmente; ou seja, a diástase muscular poderá voltar.
      Poderá ser necessária uma nova cirurgia plástica para retornar ao resultado de antes. O abdômen fortalecido antes da gestação poderá ajudar a prevenir que a musculatura se abra demasiadamente.

 

 

III – Mas, mesmo tomando diversos cuidados com o peso, alimentação e atividades físicas, outras alterações especificas das gestações poderão ocorrer e mudar o nosso corpo. Isso independentemente de já ter realizado uma abdominoplastia previamente ou não.
Algumas gordurinhas também poderão aparecer onde não tinha! Acontece que nosso organismo entende que, durante uma gestação, ele precisa armazenar energia para caso passemos por um processo de escassez e fome. E, adivinhem como ele faz isso???? Guardando algumas gordurinhas onde não existia!
Por isso, se algum lugar ficar mais cheinho após a gravidez, não foi culpa da abdominoplastia.

Vou deixar aqui um outro post que fiz há alguns meses que conta um pouco mais das alterações que nosso corpo pode passar durante uma gravidez.

AS MUDANÇAS QUE OCORREM NO CORPO APÓS A GRAVIDEZ E NINGUÉM TE CONTA

 

 

 

POSSO FAZER NOVAS PLÁSTICAS NO ABDÔMEN SE EU ENGRAVIDAR APÓS UMA ABDOMINOPLASTIA?

 

            E a resposta é CLARO!

           Continuamos sendo mulheres vaidosas durante toda a maternidade. Não há nada de errado em querer se cuidar e se sentir bem.
            Mas, numa gravidez após uma abdominoplastia cada mulher poderá se comportar de uma forma diferente. Pode até ser que nenhum procedimento estético seja necessário se a mãe estiver feliz com seu próprio corpo. E é muito comum ouvir dizer que ela voltou muito melhor do que das outras gravidezes quando ainda não tinha realizado a abdominoplastia.
            O importante é esperar retornar ao peso habitual e já ter interrompido a amamentação para conseguirmos verificar qual foi o resultado abdominal final e podermos passar as possíveis indicações para cada caso.

 

 

          Vou tentar resumir as opções mais comuns.

 

  • RETORNO DA DIÁSTASE RETO-ABDOMINAL

 

Como vocês já devem saber, é o afastamento entre as bordas do músculo reto-abdominal dando a sensação de uma constante “barriguinha de grávida de 4 meses” e o desaparecimento da cintura.
Em mulheres que já tem abdominoplastia, essa diástase é comumente apenas abaixo do umbigo. Mas também há aquelas que abriram toda a musculatura.
De qualquer modo, a correção é realizada pelo novo fechamento dessa musculatura. Procedimento bem mais simples do que foi na abdominoplastia.

 

 

 

  • ALARGAMENTO DA CICATRIZ DA ABDOMINOPLASTIA

 

A cicatriz pode ter ficado mais larga devido ao estiramento de uma pele que já estava esticadinha.
Mas, a correção também é possível.
Para a cicatriz, poderemos refazê-la totalmente para que fique bem discreta novamente. Mas, lembre-se, toda cicatriz passa por fazes até chegar na aparência final bem discreta e esse processo pode demorar até 18 meses. Siga todas nossas recomendações ao pé da letra para que ela fique quase imperceptível.

 

 

 

  • ESTRIAS

 

As estrias que apareceram abaixo do umbigo podem ter solução total ou parcial. Irá depender da quantidade de pele que há no local.
Se a pele ficou com um pouco de flacidez e as estrias estão bem próximas da cicatriz, é possível retirar uma pequena faixa de pele do abdômen inferior “aproveitando” a cicatriz pré-existente de abdominoplastia.
Mas, se a pele voltou sem nenhum excesso e as estrias estiverem mais altas, a solução será outros tratamentos para estrias que poderão melhorar sua aparência como a micropigmentação e a carboxiterapia.

 

  • SOBRA DE PELE ABDOMINAL

 

Devido à necessidade de a pele ter se esticado novamente na gestação, ela poderá não retornar à consistência normal. Pequenos, moderados a grandes excessos de pele poderão permanecer e incomodar.
Para excessos pequenos a moderados, a pele poderá ser retirada através de um pequeno fuso bem acima da cicatriz de abdominoplastia. A cicatriz será “aproveitada” e a pele corrigida.
Mas, para grandes quantidades de pele, poderá ser indicado uma nova abdominoplastia. Que é o nosso próximo tópico.

 

 

 

POSSO FAZER NUMA NOVA ABDOMINOPLASTIA SE EU ENGRAVIDAR APÓS UMA ABDOMINOPLASTIA?

 

            Sim. Mas só é possível em poucos casos.

 

            Lembre-se de que na abdominoplastia clássica, retirarmos toda a pele localizada abaixo do umbigo. Aproximamos a pele à região púbica e fazemos uma pequena abertura por onde o umbigo voltará a aparecer.
            Para que a abdominoplastia possa ser realizada novamente, uma moderada a grande quantidade de pele deverá estar presente. Isso é raro, mas pode acontecer. Especialmente se houve um grande aumento de peso ou em gestações de gêmeos.

 

 

            Espero que vocês tenham entendido o quanto nosso corpo é perfeito! Ele procura se adaptar a qualquer situação.

            Claro que o momento ideal para a realização de uma abdominoplastia é quanto a mulher já tem a quantidade de filhos que gostaria e “já fechou a fábrica”.

            Mas, sabemos que a vida não é tão pré-determinada como gostaríamos. Ela é cheia de mistérios e surpresas maravilhosas.

 

            Há os filhos que aparecem de repente, num susto, quando menos se espera.

            E há também mulheres que encontram posteriormente um grande amor e desejam construir mais uma família. Mesmo quando achavam que isso seria impossível.

            NÃO SERÁ O FATO DE JÁ TER REALIZADO UMA ABDOMINOPLASTIA QUE IRÁ INTERFERIR NOS SEUS SONHOS.

            CURTA SUA GESTAÇÃO E PODE CONTAR CONOSCOS, CIRURGIÕES PLÁSTICOS, POSTERIOMENTE SE PRECISAR.

 

 

 

           ABRAÇOS E ATÉ A PRÓXIMA!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *