Tempo de leitura: 11 minutos
Que o excesso de pele, principalmente após as gestações, é resolvido com a realização da abdominoplastia TODOS SABEM! Que para a abdominoplastia é necessária uma cicatriz localizada na altura das cesarianas e precisa se prolongas para as laterais para retirar todo a sobra de pele TAMBÉM!
Mas como exatamente será o DEPOIS da realização da cirurgia dos sonhos poucos sabem.
Mas antes, irei apenas pincelar os principais pontos abordados durante essa cirurgia plástica para que o entendimento do “depois” se torne mais fácil:
-
A Abdominoplastia é a cirurgia plástica responsável pela retirada do excesso de pele localizado na região abdominal. É comum que esse excesso de pele tenha surgido após gestações, mas pode também estar presente em mulheres que nunca engravidaram ou homens.
-
Após o descolamento da pele na região abdominal, é possível a correção da chamada diástase da musculatura reto-abdominal (afastamento entre as bordas da musculatura do abdômen que faz com que ele se torne mais alargado e abaulado). Essa correção é realizada através da aproximação das bordas musculares com fios cirúrgicos específicos.
-
Na abdominoplastia clássica, realizamos uma onfaloplastia que é uma plástica na região umbilical. Uma pequena incisão é realizada ao redor do umbigo, ele permanece preso à musculatura enquanto todo o excedente de pele é descolado, reposicionado e retirado. Posteriormente, uma pequena abertura é realizada na pele para que ele volte a “aparecer”.
Tudo o que você precisa saber antes de realizar uma abdominoplastia!
E eis aqui o assunto de nosso post de hoje. Quanto poderei dirigir? Vai doer muito? Terei que andar curvada durante muito tempo?
E aí? Bóra lá responder essas e diversas outras perguntas!
OS PRIMEIROS 7 DIAS APÓS A ABDOMINOPLASTIA
A DOR
A abdominoplastia realizada isoladamente não é uma cirurgia dolorosa. Esperamos que a paciente não sinta nenhum incômodo enquanto estiver em repouso, sem grandes movimentações. Nos primeiros 2 a 3 dias, poderá sentir um leve desconforto ao levantar-se ou deitar-se. Por isso, as medicações prescritas deverão ser tomadas de horário para amenizar qualquer incômodo.
E eu tenho certeza que muitas de vocês estão dizendo “minha amiga fez abdominoplastia e disse que ficou alguns dias com dor”. Mas, pergunte a elas se o que elas realizaram foi apenas a abdominoplastia ou se também houve alguma cirurgia adicional, como a lipoaspiração. A lipo, é a cirurgia plástica mais realizada em conjunto com a abdominoplastia e poderá incomodar mais mesmo nos dias de pós-operatório.
Outro fator de grande importância também será a sensibilidade de cada uma, cada pessoa tem o seu limiar de dor e isso deverá ser respeitado. Mas, no geral, a abdominoplastia é pouco dolorosa e muito bem tolerada mesmo nos primeiros dias de cirurgia.
O PRIMEIRO BANHO
Podem se preparar para pelo menos 2 horas durante todo o “processo” do primeiro banho! rss
Isso porque vocês estarão inseguras, com medo de fazer algo errado ou sentir dor. Então, é isso mesmo, passinho de tartaruga. Façam tudo devagarzinho até sentirem confiança e acelerarem nos próximos banhos.
Costumamos liberar o primeiro banho após 48 horas pois, antes desse período, é mais comum que ao abrir as cintas cirúrgicas, algum desconforto e queda de pressão sejam sentidos.
Orientamos realizar a abertura das cintas cirúrgicas deitada, com o auxílio de outra pessoa. Após a retirada das malhas e curativos, aguardar 5-10 minutos. Posteriormente, assumir a posição sentada durante mais 5 a 10 minutos. E, só então, preparar-se para levantar e ir até o chuveiro.
De preferencia, esteja com uma cadeira de plástica no box para tomar os primeiros banhos sentada. Assim, vocês se sentiram mais seguras e conseguirão até relaxar durante o banho. Uma dica importante: coloquem um tapete de pano embaixo das pernas da cadeira de plástico, para ela não escorregar no box molhado e vocês terem risco de queda.
Após o banho, orientaremos todos os cuidados que deverão realizar com os curativos. Voltem para a cama, deitem-se e, com a ajuda de outra pessoa, vistam a cinta calmamente.
Fiquem tranquilas, os próximos banhos serão progressivamente mais rápidos!
CUIDADOS COM O UMBIGO
Na maioria dos casos, toda a cicatriz da abdominoplastia estará coberta por curativos que apenas serão trocados por nossa equipe médica a cada 7-10 dias, nos retornos na clínica. Esses curativos poderão ser molhados durante o banho e secados, conforme recomendações.
Exceto no umbigo. É o único local em que alguns pontos ficarão visíveis e precisará de alguns cuidados a mais.
Antes do banho, o curativo que estiver nesse local deverá ser retirado delicadamente para não machucar.
No chuveiro, deixe a água escorrer por essa região e, suavemente, passe um cotonete para a limpeza.
Após o banho, orientaremos uma pomada antibiótica que deverá ser passada dentro do umbigo e um curativo com gaze e micropore será necessário.
Pronto! É só repetir essa técnica uma vez ao dia, durante o banho.
CUIDADOS COM O DRENO
Na maioria dos casos, utilizaremos um dreno que terá saída na região acima do púbis através de 2 “micro” furos.
Ele não dói! Mas pode incomodar pelo medo das pacientes de movimentá-lo. Você poderá movê-lo, mas evite movimentos bruscos.
O objetivo do dreno é “sugar” todo o excesso de líquido e sangue na região evitando que fiquem acumulados e prolonguem o tempo de recuperação.
Orientaremos como vocês deverão fazer para averiguar a quantidade de líquido que diariamente foi aspirada por ele. Solicitamos que realizem essa medida a cada 24 horas e comuniquem nossa equipe.
Poderão tomar banho normalmente e deixar apenas a água do banho escorrer sobre ele. Não é necessário esfregá-lo. Após o banho, passe uma pequena quantidade de pomada antibiótica, a mesma do umbigo, sobre os orifícios dele.
O dreno será retirado por nossa equipe médica após 5 a 7 dias. Essa retirada é totalmente indolor, fiquem tranquilas!
A POSIÇÃO PARA ANDAR
“Preciso andar curvada durante 1 mês?”. Claro que não!rsss. Não haveria costas que suportassem tanta dor.
Solicitamos sim que, nos primeiros 5 dias, as pacientes assumam uma posição um pouco mais inclinada ao se levantar e andar. Isso para proteger a cicatriz que ainda estará muito recente e também para próprio conforto da paciente, que ainda se sentirá um pouco insegura para se esticar. Nesses dias, orientamos que as pacientes andem com a base das pernas aumentada, isso é, com as pernas um pouco mais abertas e os pés mais afastados.
Após 5 dias, e para prevenir dores nas costas, orientamos andar com os quadris mais anteriorizados. Com os pés afastados e joelhos levemente agachados, o quadril deverá se rodar para frente (como se fosse para esconder o “bumbum”). Dessa forma, a paciente conseguirá manter as costas eretas e não aumentará a tensão sobre a cicatriz.
A POSIÇÃO PARA DORMIR
“Precisarei dormir de barriga para cima?”. E a resposta é SIM! Mas calma, temos ótimas dicas para ninguém ter pesadelos enquanto precisar dormir assim…rss. O objetivo aqui é ajudar a paciente a relaxar numa nova posição que a deixe confortável e seja segura para a cirurgia.
Solicitamos que nos primeiros 7 dias, as pacientes procurem uma cama apenas para si, pode até ser um sofá mais confortável mesmo. Isso para que elas se sintam mais seguras e sem medo de alguém encostar nelas enquanto estiverem dormindo e, assim, consigam relaxar e ter um bom sono.
Assim como não poderão se esticar totalmente enquanto andam, o mesmo não poderão fazer enquanto dormem. Nos primeiros 7 dias, orientamos que durmam em decúbito dorsal, “barriga para cima”. Para que consigam relaxar nessa posição, aí vão algumas dicas:
- Coloquem um ou dois travesseiros bem grossos embaixo dos joelhos, pode até ser um cobertor enrolado. Assim, apenas elevando levemente as pernas, a cicatriz ficará segura de estiramentos.
- Coloquem um travesseiro um pouco mais alto embaixo da cabeça.
- Uma almofada ou travesseiro embaixo de cada braço, na lateral do tórax. Eles servirão para não deixar a paciente virar de lado durante a noite e para ajudar a relaxar os braços e dormir tranquilamente.
Após 7 dias, poderão dormir em decúbito lateral, ou “de lado”. Mas precisarão dormir na posição fetal: joelhos flexionados com um travesseiro fino entre eles. É interessante também utilizarem outro travesseiro atrás das costas, onde elas ficarão apoiadas e a ajudarão a relaxar.
CUIDADOS PARA DEITAR
O movimento mais importe que deve-se ter cuidado após a abdominoplastia é o de deitar-se.
Isso porque é um movimento que requer esforços com a musculatura reto abdominal que, na maioria dos casos, é fechada durante a cirurgia.
Por isso, recomendamos:
- Antes de se deitar, verificar se os travesseiros estão posicionados na posição ideal para dormir;
- Sentar-se na cama com o “bumbum” o mais distante da beirada;
- Apoiar os braços na cama, próximo ao travesseiro da cabeça, e deita-se de lado;
- Deitada de lado, virar-se para a posição “de barriga para cima”. Se tiver alguém para te ajudar nesse momento, ele ajudará levantando suas pernas e as posicionando acima do travesseiro mais grosso.
Pronto! Agora é só relaxar para conseguir ter uma boa noite de sono.
OS PRIMEIROS 14 DIAS APÓS A ABDOMINOPLASTIA
Nesse momento, mais nenhum incômodo será sentido e você já estará craque com o banho e vestimenta das cintas cirúrgicas.
Mas algumas orientações e cuidados ainda serão necessários:
DIRIGIR
Se, durante os retornos na consulta médica for constatado que tudo está indo muito bem, já estará liberada para a independência da direção!rss
Mas, claro! Você deverá já estar adaptada ao carro e ele não poderá ter a direção muito pesada.
ATIVIDADES FÍSICAS
Alguns exercícios físicos com os membros inferiores como a musculação de pernas e caminhadas leves poderão ser reiniciadas de forma gradativa.
Cuidado com exercícios físicos intensos com as pernas como o leg press ou agachamentos com pesos excessivos pois ele poderão exigir também da musculatura abdominal!
Ah! E deverá fazer o exercício com as cintas cirúrgicas, você ainda não estará livre delas.
A POSIÇÃO PARA ANDAR
A partir de 10 dias de pós-operatório, já a liberaremos para iniciar a deambulação mais reta. Claro que haverá ainda uma insegurança de sua parte; por isso, recomendamos que essa “esticada” seja de modo gradativo.
A POSIÇÃO PARA DORMIR
A partir de 10 dias de pós-operatório, também poderá voltar a dormir em sua cama. Se estiver se acostumado com a posição que ensinamos de dormir “de barriga para cima”, excelente! Você prevenirá algumas rugas causadas pelo contato do rosto com o travesseiro.
Se não, poderá dormir normalmente de lado.
OS PRIMEIROS 30 DIAS APÓS A ABDOMINOPLASTIA
Pronto! Agora tudo já estará liberado! Na verdade, quase tudo…
EXERCÍCIOS ABDOMINAIS
São os únicos que ainda não estarão totalmente liberados.
Recomendamos aguardar 3 meses para retornar aos abdominais intensos.
Mas valerá muito a pena a espera! Após esse período a musculatura já estará quase totalmente cicatrizada e não haverá mais riscos.
Apenas a cicatriz ainda estará avermelhada nas clarinhas ou acastanhada nas mais morenas. Mas é o processo normal de cicatrização. Esperamos que após 18 a 24 meses, se todas nossas recomendações forem seguidas, a cicatriz será apenas um risquinho branco pouco visível.
E aí? Gostaram?
Fiquem à vontade para me enviar mais dúvidas.
Abraços!
Link permanente
Amei as dicas! Muito obrigada mesmo, estava com diversas dúvidas sobre o pós operatório e aqui tudo ficou bem mais claro e fácil..