TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE RINOPLASTIA

Tempo de leitura: 8 minutos

 

       E quantas pessoas querem realizar a rinoplastia e morrem de medo?

 

            E tem medo com razão!

             Nosso nariz é a parte central de nossa face. E, muito além disso, ele pode nos representar para as outras pessoas como bonitas ou feias.

               Tenho certeza que você já viu meninas com traços lindíssimos mas que não são consideradas bonitas pois possuem um nariz muito grosseiro e não compatível com o restante da face, não é mesmo?

             Por isso, a cirurgia plástica do nariz chamada rinoplastia deve ser muito bem executada por cirurgiões plásticos com experiência no assunto e ser específica para cada tipo de rosto.

           Então, vamos desvendar mais a fundo os segredos mais comum das pessoas em relação a essa belíssima cirurgia chamada RINOPLASTIA.

 

 

O QUE A RINOPLASTIA PODE MODIFICAR NO NARIZ?

 

Antes, vejamos um pouquinho sobre os termos que iremos usar:

 

          São basicamente 5 áreas que podem ser tratadas em conjunto com outras regiões ou isoladamente, em rinoplastias mais simples.

 

  1. ASAS DO NARIZ:

          São as porções mais laterais de nosso nariz. Algumas pessoas se queixam muito dessa região pois acham que são muito grandes, principalmente ao sorrir. Quando a queixa do paciente envolve apenas essa região, ela pode ser corrigida no próprio consultório médico sob anestesia local.

 

  1. PONTA DO NARIZ:

Elas podem ser mais caídas, movimentarem-se ao falar ou sorrir ou até mesmo terem um formato mais quadrado e grosseiro. A rinoplastia também é capaz de corrigir essa área a deixando mais delicada e harmônica ao restante do rosto.

 

  1. NARIZ DE “BOLINHA”:

Há quem se queixa da parte “bolinha” logo atrás da ponta nasal. Essa aparência se dá devido a uma hipertrofia das cartilagens alares. Durante a cirurgia, também é possível reduzi-la deixando essa região mais delicada.

 

 

  1. O DORSO DO NARIZ:

Pode não incomodar muito quando nos olhamos de frente. Mas, certamente, passará a chamar nossa atenção se nos olharmos de perfil. O dorso pode apresentar irregularidades ou verdadeiras “pontas”, conhecidas como gibas, constituídas de cartilagem ou ossos. Também é possível remodelar essas áreas durante a cirurgia através de fraturas ou pequenas raspagens.

 

 

  1. A LARGURA DO NARIZ:

Agora, não estou mais dizendo apenas da largura das asas do nariz, mas sim da largura dos ossos nasais. É a região em que o nariz “nasce”, mais próximo à face. Se for muito larga, dará a impressão de nariz mais masculino e grosseiro. É possível a redução dessas dimensões através de fraturas cirúrgica dos ossos nasais.

 

Caso queiram saber mais detalhadamente sobre essas áreas, acesse esse outro post desse blog:

VOCÊ PRECISA CONHECER AS 5 ÁREAS DO NARIZ EM QUE A RINOPLASTIA PODERÁ REMODELAR!

 

QUAL É A ANESTESIA PARA A RINOPLASTIA?

 

       E a resposta é: DEPENDE….

            Irá depender se o paciente apresenta alguma alteração nos exames pré-operatórios ou algum problema de saúde que esteja controlado e que precise de algum tipo de anestesia específico.

            Mas, basicamente, há 3 tipos de anestesia para a cirurgia e as principais indicações são:

 

  • ANESTESIA LOCAL:   Realizada apenas com a infiltração de anestésicos tópicos e o paciente acordado durante todo o procedimento.

É indicado para procedimentos muito pequenos que podem ser realizados até no próprio consultório médico como a redução das asas nasais ou a retirada da musculatura que deprime a ponta nasal ao sorrir ou falar.

 

 

  • ANESTESIA LOCAL COM SEDAÇÃO:   É utilizada em muitos casos de rinoplastia. Nesse caso, o anestesista dará sedativos endovenosos para que o paciente durma tranquilamente enquanto todo o procedimento é realizado sob anestesia local e sem nenhum incômodo. É realmente como dormir e acordar após tudo estiver pronto!

A principal indicação para essa anestesia é quando formos abordar apenas a ponta nasal que pode englobar o fechamento de ponta, a ressecção das alares excessivas e a redução das asas nasais.

 

 

  • ANESTESIA GERAL:   Eu sei que ela assusta muito de vocês. Mas, saibam que é considerada a anestesia mais segura! E, para o paciente, também será como dormir e acordar. Nada será sentido durante a cirurgia.

Ela é indicada para casos que necessitem de fraturas ósseas cirúrgicas ou correção de alterações funcionais como desvios de septo ou hipertrofia dos cornetos nasais.

 

 

 

TODA RINOPLASTIA PRECISA FRATURAR O OSSO NASAL?

 

 

E a resposta é: NÃO!

A fratura dos ossos nasais são indicadas basicamente em 3 casos:

 

  • Quando os ossos nasais são muito largos e essa for uma queixa importante do paciente;

 

  • Quando o paciente apresentar uma giba óssea importante e, após essa correção, for necessário a fratura nasal para afinar essa região.

 

  • Se o paciente apresentar uma assimetria congênita ou após algum acidente que precisaremos corrigir.

 

 

A fratura dos ossos nasais é chamada de osteotomia e é realizada durante a cirurgia.

Ela feita de modo tranquilo e com instrumentos específicos. E, ao contrário do que muitos imaginam, ela é praticamente indolor no pós-operatório.

 

 

 

TODA RINOPLASTIA FICA COM OS OLHOS ROXOS?

 

TAMBÉM NÃO!

            Geralmente, a única rinoplastia que faz com que os olhos fiquem arroxeados no pós-operatório é aquela que exige a fratura dos ossos nasais.

            Os ossos são tecidos vascularizados e apresentam um sangramento quando são rompidos.

            Como estão bem ao lado dos olhos, o sangue se acumula na região das pálpebras inferiores e vai se acomodando conforme a gravidade (será comum que o roxo e posterior amarelo vão se localizando cada vez mais abaixo da face até sumir, apos 10 a 14 dias).

Para casos que exigiram fratura, também será necessário o uso de gesso na região abordada. Os gessos para essa região são diferentes daqueles utilizados nas fraturas de braços ou pernas. Eles são de um tecido impermeável e pouco incômodo.

 

Na maioria dos casos, eles devem ser utilizados durante 7 dias e tem como função proteger a região de pequenos traumas durante o tempo de cicatrização.

 

 

QUAL É A DIFERENÇA DE RINOPLASTIA ABERTA E FECHADA?

 

Aqui vai uma abordagem mais técnica sobre o assunto:

            A rinoplastias podem ser aberta ou fechada dependendo da necessidade do acesso ao cirurgião para a correção de determinadas regiões nasais.

            Para a rinoplastia fechada é necessário realizar cortes apenas nas regiões internas do nariz e nenhuma cicatriz ficará aparente. Ela é indicada para casos que exigem correções apenas de dorsos nasais, por exemplo.

            Mas, para casos que precisem de um tratamento mais amplo envolvendo principalmente a ponta nasal, optaremos pela rinoplastia aberta. Para ela, uma pequena cicatriz localizada abaixo da ponta será confeccionada.

            Mas, fiquem tranquilos! Ela é bem escondida e ficará praticamente invisível após cerca de 3 meses de pós-operatório.

 

COMO É A RINOPLASTIA EM HOMENS?

 

“Os homens narigudos são os mais bonitos”.

Será mesmo????

 

            Concordo que homens belos possuem narizes mais marcantes e de traços fortes.

            Mas somente quando comparamos seus narizes com os das mulheres!

            Homens belos também apresentam um perfil de nariz ideal, mas também devemos obedecer ao restante da face, para que ele fique harmônico. E, o objetivo aqui jamais deverá ser deixar o nariz feminino ou infantilizado.

 

            Há diferenças clássicas entre os narizes de homens e mulheres que devem ser respeitadas:

  • Homens possuem narizes mais largos. Portanto, as fraturas nasais deverão ser indicadas apenas em casos precisos; não para todos!

 

  • Os narizes de homens tem uma angulação mais aguda que o das mulheres. Calculamos essa angulação medindo o angulo que o nariz faz em relação à boca. Mulheres podem ter o nariz mais arrebitado e o angulo ser maior, entre 95 e 100•. Já os homens possuem narizes menos angulados, de 90 a 95•

 

  • O nariz masculino é mais alto e possui um dorso mais reto. Há cerca de 10 a 15 anos, considerava-se muito belo um nariz bem angulado nas mulheres, com carinha de “rinoplastia”. Atualmente, todos pedem por narizes belos porém com aparência natural, mais retinhos. Principalmente nos homens que, quando solicitam a rinoplastia, geralmente querem apenas eliminar aquela giba alta ou algum traço marcante que possuem.

 

 

 

           A rinoplastia é uma cirurgia belíssima que é capaz de grandes alterações na beleza de um rosto.

            Tenho certeza que encontrando um cirurgião especialista no assunto e, após uma longa conversa sobre suas expectativas e as principais indicações para o seu caso, seu sonho de realizar essa cirurgia poderá ser alcançado muito tranquilamente.

 

 

                        ESPERO TER ESCLARECIDO AS PRINCIPAIS DÚVIDAS DE VOCÊS!

                                                                                            ABRAÇOS!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *