Você realmente conhece TUDO sobre o Botox®?

Tempo de leitura: 7 minutos

 

     Mas, afinal!!! O que realmente é a Botox®??

 

            A Toxina Botulínica é um a substancia produzida por uma bactéria. Essa substancia impede a propagação de estímulos nervosos para o músculo, gerando paralisia muscular.

           Então isso é perigoso?????

 

                        Não!!!

 

     Para ser perigoso, seria necessário aplicar 2.500 a 3.000 unidades em cada pessoa. Mas, para os tratamentos faciais estéticos, utilizamos uma média de apenas 50 a 70 U.

                   Portanto, é totalmente seguro!

            Assim que a medicina adquiriu maiores conhecimentos sobre essa toxina, percebeu que ela poderia tratar diversas doenças que tinham como causa a excessiva contração muscular, como:

  • Estrabistmo

  • Enxaquecas

  • Disfuncoes da ATM

  • Distonias Musulares

 

 

           Foi somente no final dos anos 80 que ela passou a ser utilizada com fins estéticos. E aí, foi o BOOM da Toxina Botulinica e teve como sua marca pioneira e mais conhecida o BOTOX®.

 

 

COMO É O PLANEJAMENTO PARA A APLICAÇÃO DO BOTOX®?

      O primeiro passo, assim que o paciente chega em nosso consultório é entender e definir a personalidade de cada um, o que eles desejam, acham bonito e suas expectativas com o tratamento.

      Há pessoas, especialmente aquelas que irão fazer o Botox pela primeira vez ou também os homens, que desejam resultados mais sutis, naturais de uma face mais descansada e que ninguém perceba que ela ou ele fizeram o tratamento.

 

      Há também outras pessoas que solicitam “RUGAS ZERO” e “Sobranchelhas nas nuvens”, bem altas e marcadinhas.

      Na face, o Botox precisa ser aplicado em regiões especificas e numa quantidade exata para conseguirmos o resultado desejado. E é sim possível com o mesmo tratamento atingir os resultados desejados tanto para um grupo de pessoas quanto para o outro.

     Portanto, não existe uma receita de bolo que serve para todo mundo! Cada caso é um caso e a personalidade e anatomia de cada um precisa ser respeitada!

 

QUAIS AS ÁREAS QUE O  BOTOX® TRATA?

     Em seguida, no consultório, eu peço para o paciente fazer algumas expressões que são basicamente:

 

  • SORRISO MÁXIMO à Tem a função de mostrar os pés de galinha e os pontos necessários para corrigi-los em cada pessoa.

                              Tratando essa região lateral dos olhos, além de deixa-la lisinha, sem danificar em nada o sorriso, também conseguimos abrir mais o olhar e elevar a cauda da sobrancelha

  • BRAVEZA : São as rugas localizadas na região da glabela, entre as sobrancelhas. Há pessoas, especialmente os homens, que possuem uma massa muscular bem forte nessa região e, portanto, necessitarão de um tratamento mais intenso aqui.

                              Tratando essa área, a pessoa ainda assim conseguirá expressar seu sentimento de braveza ou insatisfação com alguma coisa, mas, sem formas essas indesejáveis ruguinhas.

  • SUSTO OU ESPANTO: São as rugas formadas na região da testa, localizadas na musculatura frontal. Essas rugas costumam formar varias linhas horizontais nessa região.

 

                              O objetivo aqui é eliminá-las, deixando essa área bem retinha, mas, sem causar nenhum dano à expressão da pessoa que poderá ainda manifestar seu espanto ou seu susto.

               Portanto, ninguém aqui ficará com cara “congelada” e sem expressões! (claro que essa característica pode sim ser obtida se for solicitado pelo paciente mas eu, particularmente, procuro evitar).

 

O  BOTOX® CONSEGUE ARQUEAR AS SOBRANCELHAS?

                  Tratando essa a região da testa, conseguimos também elevar as sobrancelhas. Quem já fez botox sabe o alivio e o bem estar que isso causa pois permite que tenhamos um ar mais descansado e não precisemos fazer tanta forca, especialmente no final do dia para mantermos nossos olhos mais aberto, prevenindo ate dores de cabeça no final do dia.

      Assim, conseguimos elevar mais a cauda das sobrancelhas nas mulheres que gostam delas mais elevadas como eu. Ou deixa-las mais retinhas e discretas, especialmente nos Homens.

 

 

COMO  BOTOX® É APLICADO?

      Assim, após definir os desejos da paciente e as suas principais rugas, consigo definir o meu mapa de tratamento.

      Tiro fotos dessa face tanto em repouso quanto fazendo essas expressões e aplico uma pomada anestésica que agira por cerca de 15 a 20 minutos, para que o procedimento seja o mais confortável possível.

 

      Todo o procedimento para a aplicação gira em torno de 20 minutos pois um gelo é aplicado sobre as regiões para prevenir qualquer roxinho ou dor no local.

      Logo após o procedimento, ficam parecendo apenas pequenas picadas de inseto na face, isso devido ao volume aplicado em cada região. Mas, essas picadinhas irão desaparecer em cerca de 10 minutos.

      Únicas Recomendações apos o procedimento: não deitar e não fazer atividades físicas nas próximas 4 horas. Apenas isso!

 

COM QUANTO TEMPO VEREI OS RESULTADOS DO  BOTOX®?

      Quando sair do consultório, nenhuma mudança será percebida. Você estará movimentando toda a face como antes.

     A partir de 2 a 3 dias após a aplicação, os efeitos começarão a ser sentidos gradualmente, dia após dia. Você ira perceber que algumas ruguinhas começaram desaparecer. As pessoas vão dizer que você esta com uma ar mais descansado, mais bonita.

      Apos 15 dias da aplicação, chegaremos ao resultado pleno do Botox. Nesse momento, pedimos que a paciente retorne ao consultório para tirarmos novas fotos, como as de antes e compararmos cada uma, lado a lado.

      Tenho certeza que você ficara assustado com a quantidade de rugas que tinha antes e não tinha nem se dado conta!

 

      Nesse mesmo dia, se for necessária alguma complementação do tratamento com o retoque do Botox, ela será realizada.

 

O BOTOX® VICIA?

      Dizem que o Botox Vicia!

      Isso não é verdade!

       A toxina botulínica não é viciante mas os resultados obtidos com o tratamento são tão prazerosos aos pacientes que, a grande maioria deles já deixa agendado o seu tratamento com a toxina botulínica a cada 6 meses.

      Assim, é quase como se envelhecêssemos dentro de um pote de formol. Pois mantemos a musculatura em repouso durante todo esse período não marcando nossa pele ou formando rugas, que são estigmas bem conhecidos de envelhecimento.

 

QUANTO TEMPO DURA O BOTOX®?

      Os efeitos da toxina podem durar de 4 a 6 meses.

       Duram menos, de 4 a 5 meses nas pacientes grandes atletas, que fazem muita forca e expressões com a face e nos homens, que possuem uma massa muscular mais volumosa nessa região.

      Mas podem durar mais, com relatos até de 10 meses em quem tem a musculatura menos espessa ou nas pessoas que estão iniciando seu tratamento.

 

 

 

        Vou terminar dizendo sobre um fato que acho muito interessante e divertido!

        A nossa querida personagem Dona Florinda do Seriado Chaves era uma senhora “carrancuda”, viúva, triste e amargurada com a vida. 

 

      Porém, ela era interpretada pela belíssima atriz Florinda Meza que tinha pouco mais de 20 aninhos e, claro, nenhuma ruguinha para contar história.

Aliás, essa atriz é tão linda e bem cuidada que, atualmente, aos 70 anos, ela continua sem quase nenhuma ruga!

      Bom, o fato é, como fariam uma mocinha de 20 aninhos parecer uma senhora de 40 anos amargurada? 

      SIMPLES!

      Traçaram pequenas linhas com caneta em sua face simulando rugas na testa, entre as sobrancelhas e “pés de galinha”!!!

     Viram como ter essas rugas pode transformar muito uma pessoa??

      Portanto, o Botox® poderá ajudar muito na aparência mais jovem. Tanto em quem quer prevenir essas rugas quanto em quem já as tem mas gostaria de eliminá-las!!!

 

                          Só tenho uma coisa para dizer: Ainda bem que temos todos esses recursos hoje em dia!

                                       Beijos e até a próxima!!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *