VOCÊ SABE TUDO SOBRE LIPOENXERTIA?

Tempo de leitura: 7 minutos

 

            E quem aí nunca ouviu dizer que é possível aumentar o bumbum com a própria gordura?

            Tenho certeza de que muitas de vocês já ouviram sim, mas não sabem exatamente como isso é feito.

            Então, bóra lá desvendar tudo sobre a lipoenxertia e as áreas em que ela pode ser usada

 

 

O QUE É LIPOENXERTIA?

 

                    É uma técnica da cirurgia plástica que tem como principal objetivo a volumização e o remodelamento de uma determinada região através da introdução de gordura.
                        Essa é a definição do termo LIPOENXERTIA.
                        Mas, claro, ela não é tão simples assim pois a gordura precisará ser retirada de alguma outra região de nosso corpo através da LIPOASPIRAÇÃO.

                        Uma pergunta muito frequente que ouço no consultório é:
                        “Mas, doutora, eu posso usar um Banco de Gordura para a lipoenxertia?”
                        E a RESPOSTA É NÃO!
                        A gordura que será colocada em você deve ser sua própria! Não existem Bancos de Gordura e o transplante dela entre pessoas ainda não é possível!

 

 

 

DE ONDE A GORDURA DA LIPOENXERTIA PODE SER RETIRADA?

 

                    Para que tenhamos material para fazermos a lipoenxertia, inicialmente, precisaremos captar essa gordura de alguma outra região de nosso corpo através da LIPOASPIRAÇÃO.
                        A lipo é realizada através de cânulas cirúrgicas acopladas a um sistema à vácuo. Através de movimentos de vai-vem realizados pelo cirurgião plástico, essa gordura é aspirada e coletada em frascos cirúrgicos específicos.

                        A gordura poderá ser retirada de regiões do corpo que tenham seu excesso e quantidade suficiente para esse tratamento e isso depende de cada pessoa e cada corpo. As áreas mais comuns são:

 

  • Papada
  • Axilas
  • Costas
  • Cintura
  • Abdômen
  • Monte de Vênus
  • Braços
  • Região peitoral em homens
  • Coxas
  • Culotes
  • Joelhos

 

 

COMO A GORDURA DA LIPOENXERTIA É PREPARADA?

 

             A gordura coletada será armazenada e tratada enquanto o restante da lipoaspiração é realizado. Há diversas formas de tratamento dessa gordura que irá depender de cada cirurgião plástico, sendo as mais comuns:

 

  • Decantação: Em um frasco de vidro cirúrgico fechado, aguarda-se de 20 a 40 minutos. Aos poucos, devido à diferença de densidade, a gordura é separada de outros componentes como o soro e anestésicos que foram utilizados. Assim, após esse período, apenas a gordura mais pura será utilizada para o tratamento.
  • Centrifugação: Há cirurgiões que acreditam que após a centrifugação, a gordura retirada se torna ainda mais pura para ser utilizada com menores índices de reabsorção. Portanto, ela é colocada nesse aparelho que através de uma rotação acelerada ira separar os componentes.
  • Peneiração: Há outro ainda que acreditam que, passando essa gordura por peneiras cirúrgicas e específicas, ela se tornará ideal para ser utilizada.

 

 

                        Apesar de existirem várias formas de se realizar esse processo, ainda não há consenso na cirurgia plástica de qual seja a melhor opção sendo que todas essas formas proporcionam excelentes resultados.

 

 

COMO A GORDURA DA LIPOENXERTIA PODERÁ MELHORAR O BUMBUM?

 

                        Sim! Essa é a região mais procurada para a realização da lipoenxertia!
                        A gordura aqui tem basicamente 3 objetivos:

 

  • AUMENTAR O VOLUME DOS GLÚTEOS

        A gordura introduzida na região dos glúteos funcionará como um preenchedor, aumentando o volume da região.
        Na maioria das mulheres, a maior deficiência de volume dessa região localiza-se na porção súpero-lateral dos quadris. E, quando volumizamos principalmente essa região, uma sensação de elevação completa dos glúteos será rapidamente percebida.
         Mas, há limites para a quantidade de gordura injetada.
          E dependerá principalmente da consistência de pele de cada mulher. Peles mais tensas e firmes serão rapidamente preenchida com menor quantidade de volume.

 

  • MELHORAR O CONTORNO DOS GLÚTEOS

       Além de aumentar o bumbum, a lipoenxertia também é capaz de melhorar os contornos corporais e a silhueta das mulheres.
       Além da deficiência de volume na região dos glúteos, a paciente também poderá apresentar um quadril muito estreito ou irregular que poderá ser corrigido através dessa técnica acompanhada da lipoaspiração.

 

  • MELHORAR AS ÁREAS DE CELULITES NOS GLÚTEOS

      Todo mundo sabe que as conhecidas celulites são aqueles “furinhos” localizados na região dos glúteos e coxas e que são verdadeiros pesadelos para muitas mulheres, não é?
      Mas, o problema é justamente esse! Os “furinhos”! Elas aparecem quando “traves” puxam a pele em direção à musculatura dando uma aparência irregular para a pele.
      A técnica aqui consiste na ruptura dessas traves através de uma técnica conhecida como subcisão associada a injeção de uma pequena quantidade de gordura nesse lugar, impedindo que a trave retorne e volte a puxar a pele.

 

EM QUAIS OUTROS LOCAIS A GORDURA DA LIPOENXERTIA PODERÁ SER UTILIZADA?

 

       Além dos glúteos, qualquer outra região corporal que necessite de mais volume poderá ser beneficiada através dessa técnica.
       Devemos apenas evitar locais em que a pele é muito fina e “grumos” de gordura possam ficar visíveis ou palpáveis, como na região das “olheiras”, lábios e mãos.

 

As regiões mais comuns para serem preenchidas são:
  • Malar (maçãs do rosto);
  • Queixo;
  • Mandíbula;
  • Mamas (especialmente para mulheres que precisaram retirar os seios após o câncer de mamas);
  • Quadris;
  • Coxas;
  • Panturrilhas;
  • Depressões na pele ou cicatrizes fundas também poderão ser beneficiadas!

 

 

A GORDURA DA LIPOENXERTIA PODERÁ SER REABSORVIDA?

 

       Sim!
     E esse é o maior ponto negativo da lipoenxertia.
      Infelizmente, cerca de 30 a 50% da gordura que foi introduzida será naturalmente reabsorvida pelo nosso próprio organismo.
      E essa quantidade não poderá ser exatamente prevista antes da cirurgia.
        Não se recomenda também que façamos hipercorreções, aumentando a mais o volume que esperamos que irá embora, pois há poucos casos em que toda a gordura enxertada permanecerá no local.
        Por isso, orientamos aguardar até os primeiros 30 dias. Após esse período, a gordura que permaneceu no local não irá mais embora.
         Mas, isso não quer dizer que o resultado final será alcançado após 30 dias, pois ainda haverá uma considerável quantidade de inchaço, natural da cirurgia nesse período.

 

 

 

QUANDO O RESULTADO DA LIPOENXERTIA SERÁ VISÍVEL?

 

      Agora sim! Vamos falar de resultado final!
       Costumamos realizar fotos após 30 dias da cirurgia. Nesse período, já será possível fazermos grandes comparações entre as fotos de antes e as de depois.
       Nesse momento também, muitas das pacientes já estarão vendo os resultados da cirurgia e se sentindo muito felizes. Mas, ainda não será o resultado final!

      Isso tudo porque o inchaço natural da cirurgia poderá permanecer em nosso organismo até 6 meses do procedimento cirúrgico. Cerca de 50 a 60% desse inchaço, já terá sido eliminado após o primeiro mês. Até 80 a 90% dele já não existirá mais após 3 meses. Mas uma pequena quantidade ainda poderá ser percebida até 6 meses.
        Devido a um inchaço generalizado, a área na lipoenxertia poderá ser pouco perceptível no início. Mas, conforme a água do edema vai sendo eliminada, os contornos corporais passam a ser mais nítidos e visíveis.

 

                                    É ISSO AÍ!!

            ESPERO TER ESCLARECIDO AS PRINCIPAIS DÚVIDAS DE VOCÊS SOBRE A FAMOSA LIPOENXETIA!

                                                            ATÉ A PRÓXIMA!!!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *